Fórum da Abpass reúne especialistas em nutrição infantil

Evento, que aconteceu em São Paulo no dia 27 de junho, teve como foco a educação alimentar, a prevenção de problemas de saúde e da obesidade infantil, e as formas de levar a esse público ações que promovam a saúde e a sustentabilidade

Para o presidente da ABPASS, Almir Ribeiro Neto, bons exemplos ajudam na promoção da causa

Reunir especialistas em áreas estratégicas para incrementar e promover a educação infantil saudável, evitando assim problemas de saúde e a crescente obesidade entre crianças e adolescentes foi o objetivo do 1º Fórum A Alimentação Sustentando a Saúde, promovido pela Associação Brasileira Para a Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável nesta terça-feira, dia 27 de junho.

Almir Ribeiro Neto, presidente da Abpass, iniciou o fórum falando sobre o foco de atuação da Associação: “Inicialmente nós temos duas grandes vias de trabalho: os profissionais do setor de alimentação e o cuidado com a alimentação infantil. Existem hoje no país mais de 500 mil pessoas que trabalham nos mais diferentes segmentos da alimentação. Nós, da Abpass, somos profissionais experientes da área, alguns com décadas de atuação, e sabemos o quanto esse segmento é carente de informação. Um dos caminhos é a instrução de toda a comunidade que trabalha no setor. A segunda grande  vertente é a da alimentação infantil. Em todo o mundo existem iniciativas no sentido de incentivar a alimentação infantil saudável e nós seguimos essa tendência. Vamos realizar uma série de ações que serão colocadas em prática depois de debatermos com mais intensidade o assunto. Este é o motivo principal deste fórum hoje, o debate com especialistas que vai nortear as ações da Associação nesse sentido”.

Cecilia Russo Troiano, autora de livros relacionados aos desafios das mulheres na sociedade contemporânea, psicóloga e Mestre em Gênero pela Georgia State University, fez palestra sobre o papel da mulher espelhado em propagandas desde a década de 60 até os dias atuais. Segundo Cecília, “o papel feminino mudou, assim como a preocupação de mostrar o que é saudável e hoje, as propagandas, ao contrário de décadas passadas, mostra que cabe à família e não apenas às mulheres, o cuidado com a alimentação, principalmente dos filhos”.

Bete P. Rodrigues, educadora e mãe há mais de 20 anos, é palestrante e consultora em educação e professora na COGEAE (PUC-SP). Tradutora dos livros ‘Disciplina Positiva’ e ‘Disciplina Positiva em sala de aula’, explicou que “uma postura flexível, mas firme, dos pais, tem papel decisivo na boa educação para a saúde infantil”.

A nutricionista Semíramis Domene,  membro do Grupo de Estudos Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados  da USP, falou sobre Compreensão do que é ambiente nutricional e como interferir no ambiente de forma a torná-lo favorecedor de hábitos saudáveis.  Para ela, interferir no ambiente, entre outras coisas, é “a promoção da habilidade culinária, valorizar o consumo de alimentos in natura, promover o Guia alimentar para a população do país, documento lançado pelo governo brasileiro e reconhecido pelos especialistas como uma orientação clara para o setor”, são algumas ações básicas para promover uma alimentação saudável e sustentável ao alcance de todos os brasileiros.

No encerramento do evento o presidente da Abpass falou de seu otimismo sustentado principalmente pela recente adesão de grandes grupos internacionais a importantes movimentos pró alimentação saudável e sustentável, dentre eles, a Sodexo, Accor Hoteis e McDonald’s. “Esses bons exemplos ajudam na promoção da causa e certamente vão influenciar outros Grupos e empresas do mercado de alimentação fora do lar”, comenta o presidente da Associação. Da mesma forma que a Inglaterra conseguiu reduzir o crescimento da obesidade nos últimos 10 anos, Almir acredita que a habitual abertura cultural dos Brasileiros tende a ser mais um facilitador para a melhoria da qualidade da alimentação, principalmente das crianças.

Sobre a Abpass

Fundada este ano, a Associação Brasileira para Alimentação Saudável e Sustentável tem entre suas estratégias atuar com outras entidades, ou isoladamente, para proporcionar ações transversais destinadas a incentivar melhorias na disponibilidade, no acesso e no consumo de alimentos naturais minimamente processados. Neste sentido, entre algumas das medidas adotadas pela ABPASS estão: atuar para ampliar a conscientização e o conhecimento da população acerca da relação entre saúde e alimentação; incentivar a aplicação de melhorias que viabilizem a maior disponibilidade de alimentos saudáveis e sustentáveis, com ênfase no ambiente escolar, no trabalho e nos diferentes tipos de restaurantes, sejam comerciais, grandes coletividades, lanchonetes e similares; contribuir para a melhoria da qualificação dos diferentes profissionais que possam aprimorar a produção sustentável, ou preparo de alimentos saudáveis; e incentivar e reconhecer melhorias dos consumidores e das famílias  quanto a  hábitos alimentares. Para saber mais acesse: www.abpass.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s