Está na moda e um dia você verá como é importante ter uma horta em casa. Que tal agora? Conheça um pouco mais sobre a Lana Côrtes

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje você vai me conhecer um pouquinho mais, quer?

Há tempos venho me preocupando com o que comemos. Comecei a plantar um pouco tímida, com medo de não dar certo. Depois percebi que haviam uns verdinhos em meus vasos e achei interessante. Imaginem vocês plantarem um pé de tomate, regar, cuidar e depois de um tempo nasce! Nasce apenas um tomate. Eu tive mesmo que dividir com a minha neta aquele único tomate. Estava docinho, gostoso e comemos comemorando. Agora, tenho  vários tipos de hortaliças, frutas e vou iniciar nos legumes. Não é tão difícil, além de combater o estresse, comer sem agrotóxicos, o prazer de comer o que se planta é imensurável. Ainda este ano, pretendo fazer um vídeo com todas as frutas que estão floridas no momento, sendo que eram árvores quase mortas frutíferas, que insistentemente as recuperei. Já tenho muitas: Mangas, Jaboticaba, acerola, pitanga, nêspera, laranja lima, lima, laranja pera, amora, romã, mexerica, goiaba, lichia, pitanga, limão, tomate, entre outras deliciosas. Tente, nem se for pra começar com salsinha. Vejam as frutas que tenho em pouco espaço.

Muitas pessoas nem dão valor a esta frutinha, a nêspera. Olha só as propriedades dela nutritivos e benéficos a saúde. Nós comemos muitas neste final de semana. Eu e a Giovanna, minha neta de 4 anos que come desde bebezinha.

nespera

Os benefícios das nêsperas, também conhecida por ameixa-do-Pará e ameixa japonesa, são fortalecer o sistema imunológico porque essa fruta tem muitos antioxidantes e melhorar o sistema circulatório. Outros benefícios das nêsperas podem ser:

  • Combater a retenção de líquidos, pois são diuréticas e ricas em água;
  • Ajudar a emagrecer por ter poucas calorias e ser rica em fibras que ajudam a controlar o apetite;
  • Combater o colesterol;
  • Diminuir a prisão de ventre devido ao alto teor de fibras;
  • Proteger as mucosas do estômago e do intestino;
  • Ajudar a combater doenças respiratórias porque possui antioxidantes que ajudam na resposta anti-inflamatória do organismo.

As nêsperas podem ser consumidas em forma de fruto fresco, suco de fruta ou na confecção de alimentos, como tortas, bolos e gelatina de agar-agar. A época das nêsperas é de março a setembro, sendo o estado de São Paulo um dos maiores produtores nacionais.

Para vocês verem como é verdade as crianças participando e comendo frutas saudáveis da minha casa. Se a criança te ajudar a plantar, cuidar de suas árvores e hortaliças, elas comem mais coisas saudáveis.

Giovanna na arvora jaboticabeira

Olhem a alegria de uma criança pegando fruta direto da árvore e comendo.

Sohia ajudando a plantar

Sophia me ajudando a plantar. hoje ela come de tudo.

Giovanna comendo tomate

Olha o tomate na mãozinha dela

Se você iniciar com o manjericão, ficará mais animado. Um dia um amigo legou um maço para fazer umas entradas no almoço de domingo. Brusquetas deliciosas. Só que sobrou alguns galhos e fiquei com dó de jogar fora. Coloquei em um copo de vidro e trocava a água sempre. Depois de uma semana, mais ou menos, percebi que tinham raízes e plantei. Hoje, acredito ter mais de 60 pés de manjericão em volta de casa. Vocês sabiam que afasta mosquitos? Inclusive da Dengue. Pelo menos diminui muito. Pois bem, em vasos dá pra se ter alecrim, hortelã, salsinha, coentro, cebolinhas, entre outros que já tenho em casa. abro a porta da cozinha e pego meu orégano para colocar na comida. ehhh delicia…   agora veja as dicas de uma plataforma de produtos e mobiliários, a Hometeka.

Jardins para guardar dentro de casa
Como levar de forma inteligente o verde para espaços internos

Quem disse que as plantas têm que ficar sempre do lado de fora da casa? Existem muitas maneiras de levar um pouco da natureza para dentro do lar. Muitos materiais que vão para o lixo: plástico e madeira, por exemplo, podem ser reutilizados para cultivar plantas e enfeitar o espaço.
Além de decorar, esses pequenos projetos de jardim podem purificar o ar e refrescar a residência. Mas, se você não tem pratica com o famoso do it yourself, a Hometeka, uma das plataformas mais completas para quem busca conteúdo, produtos e mobiliários, dá dicas de produtos para guardar o verde dentro de casa.

Exiba imagens para confirmar leitura Bowl e Growbed

Bowls e Growbed são uma ótima alternativa para quem quer cultivar uma horta dentro de casa. O Noocity Growbed, por exemplo, é uma cama de cultivo com sistema auto-rega (sub irrigação), que permite plantar uma grande variedade de legumes, frutos e ervas em qualquer lugar.

Hanger 

Outra tendência que vem tomando conta das casas são objetos com uma pegada artesanal. Entre eles, os pendentes (ou hangers) de macramê ou com outros materiais e técnicas. São ideiais para pendurar vasos com plantas ou flores, ótima opção para quem quer trazer mais cor aos espaços.

Growpocket 

Growpocket é um sistema de horta vertical com sistema de auto-rega (sub irrigação). Projetado para garantir a oxigenação do solo e excesso de drenagem de água e tem uma camada à prova de água, que evita que a água atinja a parede (externa e internamente). É uma ótima opção para pequenos espaços.

1: Growbed – Noocity e Bowl Pequeno Lab – Rahyja Afrange.

2: Hanger Listras – Nim e Hanger Macramê – Nim.

3: Growpocket – Noocity

 

Beijos e coma saudável. Lana Côrtes

fonte – Hometeka
http://www.hometeka.com.br
(31) 3213-8564

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s