Agulhadas são métodos eficazes no tratamento de doenças físicas e emocionais – por Lana Côrtes

Accupuncture

Agulhadas são métodos eficazes no tratamento de doenças físicas e emocionais

As agulhas da medicina tradicional chinesa são reconhecidas pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, como um método de tratamento complementar no combate a doenças. A acupuntura consiste na aplicação de agulhas de fino calibre em pontos definidos do corpo, que penetram superficialmente na pele, onde encontram-se energias de vitalidade, conhecidos também como acupontos. “As agulhas penetram os locais onde passam os meridianos, que segundo a medicina tradicional chinesa, são canais por onde circulariam a energia vital do corpo”, explica a reumatologista e especialista em acupuntura do Centro de Qualidade de Vida de São Paulo, Tatiana Molinas Hasegawa.

Há diversas doenças que podem ser tratadas pela acupuntura, desde as dores do sistema musculoesquelético: dor cervical, lombar, tendinites, bursites, osteoartrites, fibromialgia, como as dos outros sistemas: enxaqueca, trato digestivo, urinário, neuropatias, asma, emocionais, entre outros. “O tratamento pode equilibrar as dores e manifestações sistêmicas de origem emocional, restabelecendo o equilíbrio para as atividades do dia-a-dia, diminuindo o aparecimento de dores e outras manifestações prejudiciais à saúde tanto física como emocional do paciente”, afirma Tatiana.

Os benefícios podem ser percebidos a curto-prazo, dependendo do grau que encontra-se a doença a ou patologia a ser tratada. Qualquer pessoa pode se submeter às agulhadas, inclusive gestantes, para aliviar dores na coluna, dores lombares, que pioram na fase final da gravidez e também para náuseas e vômitos que ocorrem no início da gestação. “Como a acupuntura equilibra o sistema emocional materno, ela também é benéfica para o feto. Deve-se tomar cuidado, pois existem pontos que poderiam induzir a contração uterina, levando a um trabalho de parto precoce”, reforça a reumatologista. O tratamento pode ser feito em clínicas particulares, nas atendidas por planos de saúde e também pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que oferece a acupuntura em 64 unidades de saúde no Estado de São Paulo e atende pacientes com dores crônicas e transtornos psiquiátricos como a depressão.

 As patologias e doenças mais comuns tratadas com o método são:

Coluna: lombalgia, dorsalgia, cervicalgia, ciatalgia, osteoartrite (bicos-de-papagaio).

Joelho: bursite, osteoartrite, tendinite.

Ombros: tendinite, capsulite, bursite.

Pés: fasciíte plantar, esporão, tendinite.

Mãos: síndrome do túnel do carpo, dedo-em-gatilho, tendinites.

Cotovelos: epicondilites, bursites.

Quadril: bursites, tendinite glútea, síndrome do piriforme.

Sistema músculo-esquelético: miofasciais (trapézio, esternocleidomastóideo, rombóide), fibromialgia.

Outras: enxaqueca, cólicas menstruais, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s