O que tem por detrás de um beijo. Carnaval? Cuide bem de sua boca! por LANA CÔRTES

Cuidados no Carnaval – ‘O beijo pode ser o fio condutor de uma série de doenças e o spray só reduz as chances de contaminação se possuir antibactericidas em sua fórmula. Mesmo assim, a sua ação é apenas temporária’, alerta o especialista em traumatologia buco-maxilo-facial, Valter Moura Ferreira.

beijo

Cárie
Todo mundo sabe o quanto é chato, caro e doloroso cuidar de um dente cariado, sem falar no barulho assustador do motorzinho. O que muita gente não sabe é que a cárie pode ser transmitida por meio do beijo. Calma, isso não é uma regra, se fosse, os dentistas estariam ricos!

Gengivite
A gengivite provoca vermelhidão no contorno dos dentes, gengiva inchada e sangramento. É uma infecção causada por bactérias que pode ser tratada com pomadas e enxagüantes bucais. Difícil é saber se aquele gatinho lindo tem gengivite! Beijando alguém com gengivite, essas bactérias vão fazer a festa na sua boca!

Amigdalite bacteriana
Amigdalite é a infecção das amígdalas. As amígdalas estão localizadas na parte de trás da garganta. Dor de garganta muito forte e febre são os sintomas. Existem dois tipos de amigdalite, a viral e a bacteriana. Essa última pode ser transmitida pelo beijo. O tratamento? Em geral, antibióticos.

Mononucleose  – A mononucleose é famosa e ficou até conhecida como “doença do beijo”.
É transmitida por um vírus. No começo, pode parecer uma simples gripe, mas depois de um tempo, a “gripe” não acaba nunca e surgem outros sintomas, como cansaço e dor de garganta. Para curar a mononucleose é preciso muito repouso e boa alimentação. Quando o caso é mais grave, o médico indica um antibiótico específico. Ainda bem que ela é como catapora, só dá uma vez!

Herpes labial
Ninguém passa herpes labial só porque é portador do vírus. Ela só é transmissível quando surgem as bolhas na boca. Então, é melhor não beijar ninguém que esteja com esse probleminha, certo? É importante saber que o vírus do herpes labial é bem diferente da herpes genital, ou seja, herpes labial não passa para as partes genitais, e vice-versa. Além disso, a herpes labial não é considerada DST, a genital sim.
 
Hepatite

Tipo A: a principal forma de contágio da hepatite A é por meio de fezes contaminadas. É super raro, mas eventualmente ela também pode ser transmitida através do beijo. A hepatite A também provoca febre, diarréia e deixa a pele amarelada. Não existe um tratamento específico para a doença, os médicos indicam muito repouso e nada de bebida alcoólica, hein?

Tipo B: a hepatite B também pode ser transmitida pelo beijo. Para que isso aconteça, a pessoa doente tem que ter um machucadinho na boca, corte, ou qualquer coisa que libere sangue. A forma mais comum de contágio dessa doença é pelo contato com sangue contaminado: seringas, transfusões, etc. E nem pense em fazer sexo sem camisinha. A hepatite B afeta o fígado e num estágio mais avançado pode até causar cirrose.

Tipo C: a hepatite C não pode ser transmitida pelo beijo.

Boa notícia: existe uma vacina para prevenir hepatite! Geralmente é aplicada em duas doses, quem toma não corre o risco de pegar!

Sífilis
Parece coisa de antigamente, mas não é não. A sífilis é uma doença que pode comprometer diversos órgãos: pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso. A maioria dos casos de transmissão é através do sexo desprotegido (sem camisinha). Mas é importante saber que em alguns casos se pega sífilis beijando uma pessoa doente que tenha uma ferida na mucosa da boca. O maior problema da sífilis é o diagnóstico, visto que pode ser confundida com muitas outras doenças.Geralmente, trata-se sífilis com um antibiótico chamado, Penicilina. Para saber mais sobre a doença,, clique aqui!

BEIJO NA BOCA

Meu Deus, e agora?
Calma! Não é preciso virar freira pra não pegar essas doenças, existe uma série de cuidados que você pode tomar pra diminuir o risco de ser infectada: 
*
Escove bem os dentes, passe fio-dental e use um enxagüante bucal. Principalmente depois de ter beijado alguém. Quando chegar da balada/carnaval, uma escovadinha é essencial.
*Se você estiver com uma afta, segure as pontas e não beije ninguém até cicatrizar. Uma ferida aberta é uma porta de entrada para essas bactérias.
*Quando for beijar alguém, inclusive seu namorado, repare no hálito. Se estiver “estranho”, disfarce e saia andando.
*Tome vacina contra Hepatite, é melhor prevenir do que remediar!
*Se você tem piercing ou usa um aparelho que costuma machucar a boca, redobre seus cuidados. Você pode estar exposta inclusive à DSTs.

A Clínica Schueler Odontologia oferece a seus pacientes cuidados e serviços odontológicos e estéticos em benefício da saúde e da promoção de qualidade de vida. São 25 anos de história, em busca da manutenção da excelência em serviços de saúde. Com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que presta um atendimento, humanizado e personalizado, a Clínica Schueler dispõe de profissionais que atuam  na Prevenção em Gestantes, Kids, Teens, executivos e Melhor idade, clínica geral, estética facial Toxina Botulinica e preenchedores na odontologia. A Schueler Odontologia conta ainda com o apoio de instalações modernas e o mais avançado e completo aparato tecnológico necessário para cada área de atuação e para quem não tem tempo, a Schueler Odontológica conta com um serviço On line- Check-up Preventivo Gigital, além de evitar investimentos futuros com reparações, perda de tempo com visitas ao dentista, dores desnecessárias com procedimentos eternos, garante também tranqüilidade e segurança a médio e longo prazo aos pacientes.

A Clínica aposta no alto padrão de tratamentos e atendimento personalizado, onde são tratados inúmeros sorrisos para todas as idades, com o mesmo carinho e o máximo de conforto, segurança e excelência de resultados.

Endereço: Av. Irai, 79 – cj 75 – Moema São Paulo – SP- Tel: (11) 5561 5655

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s