Verão e os cuidados diários para uma pele saudável – por Lana Côrtes

água beba

Olá amigas, tudo bem, hoje vou publicar sobre a saúde da pele com cuidados importantes para este verão. Confira e cuidem-se

Durante as altas temperaturas a radiação solar incide com mais intensidade sobre o planeta, o que aumenta o risco de queimaduras, câncer da pele, manchas e outras doenças. Por isso, alguns cuidados são fundamentais:

  • A fotoproteção adequada é essencial. Além do filtro solar com FPS 30 ou mais, é importante usar chapéu e roupas – de preferência de algodão ou com tecidos que contenham proteção solar, o chamado FPU. Além dos  óculos de sol, que ajudam na prevenção da catarata e de lesões na córnea.
  • Limpeza diária
  • Aplicação de loção tônica (peles normais a secas) ou adstringente (pele oleosa)
  • Uso de hidratantes (peles normais a secas) ou substâncias que controlem o excesso de oleosidade (pele oleosa)
  • Aplicação noturna de substâncias que regeneram a pele
  • Evite a exposição solar entre 10h00 e 16h00 (no horário de verão)
  • Utilizar guarda-sol também feito de algodão ou lona, porque estes materiais absorvem cerca 50% da radiação UV.
  • Lembrar que temperaturas mais altas exigem uma maior hidratação. Portanto, abuse da água, suco de frutas e da água de coco. E aplique um bom hidratante
  • Banhos rápidos, mornos e com pouco sabonete (de preferência que contenham substâncias hidratantes)

Diferente da pele do corpo, a pele do rosto contém um número maior de folículos pilosebáceos o que confere mais oleosidade em relação ao resto do corpo. É por este motivo também que a cicatrização da pele facial é melhor e mais rápida do que o restante do corpo. Além disso, a camada mais externa da pele chamada de camada córnea é menos espessa na face, o que confere o aspecto de pele mais macia e mais fina.

Dependendo do tipo de pele, a existência de manchas ou acne – entre outros fatores – devem ser utilizados produtos específicos para cada problema, tanto no uso diurno, quanto no uso noturno.

Já para a pele do corpo os cuidados são: evitar banhos muito quentes, uso de buchas e usar um bom hidratante corporal após o banho. Para prevenir o aparecimento de manchas e rugas, além de alimentação e hábitos de vida saudáveis, seguir os mesmos cuidados básicos para pele do rosto, caprichando no uso diário do filtro solar.

A pele oleosa costuma apresentar imperfeições, poros dilatados, cravos e brilho excessivo, principalmente na chamada zona T. Por isso, a limpeza deve ser feita 2 vezes ao dia com sabonetes que contenham substâncias desengordurantes e adstringentes, deve-se também evitar a lavagem em excesso, já que isso pode provocar o efeito “rebote” levando a uma maior produção de gordura pela pele. Os filtro solares também devem conter substâncias seborreguladoras que ajudam a manter a pele sem brilho excessivo ao longo do dia.

Para uso noturno dê preferência aos produtos que contenham agentes que estimulem a renovação celular (ácido salicílico, acido retinoico e seus derivados e outros alfa-hidroxiácidos).

Cuidado também com o uso de maquiagem: é importante escolher produtos que não contenham óleo (oil free), que não obstruam os poros e não provoquem cravos (não-comedogênicos).

A oleosidade natural da pele – ou manto hidrolipídico – funciona como uma barreira mecânica, que protege o corpo da penetração das bactérias, fungos, vírus, do frio, da poluição e do contato com alérgenos. Por isso, a pele seca fica mais suscetível a tudo isso e propensa ao aparecimento de doenças, como a dermatite atópica, eczemas, dermatite de contato irritativa, dermatite seborreica e outras.

Consulte seu dermatologista.

A Dra. Anelise Ghideti  (CRM 109.432), da AE Skin Center, é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s