Você vai Jantar fora ou preparar um belo prato em casa? Dicas para o seu final de semana. por Lana Côrtes

O final de semana chegou e é hora de escolher: Você quer sair para comer ou preparar um prato delicioso para você e quem você gosta? Conferira as dicas de hoje. beijos e bom final de semana, Lana Côrtes

Receita: Salmão com crosta de pistache harmonizado com vinho branco

Salmão em casa

O salmão é um prato que já caiu na graça do brasileiro. Cru ou assado, o peixe vai bem em qualquer ocasião. A Evino, um dos principais e-commerces de vinhos do País, traz uma receita de salmão com crosta de pistache, que se harmoniza muito bem com um belo vinho branco. Acompanhe a receita:

Ingredientes:

  • 2 pães franceses
  • 100g de pistache descascados
  • 100g de parmesão ralado
  • Azeite
  • Manteiga
  • 500g de salmão
  • 400g de batata

Modo de preparo da Crosta de Pistache:

Processe os dois pães franceses velhos e endurecidos em um liquidificador até virar pó grosso. Depois amasse rusticamente o pistache descascado com uma faca. Junte os dois numa pequena tigela. Adicione o parmesão ralado e duas colheres de azeite. Vá colocando manteiga aos poucos até atingir uma consistência parecida com areia molhada.

Modo de preparo do Salmão:

Pegue a peça de salmão, retire a pele e corte em quatro postas grandes.

Modo de prepare da Crosta x Salmão:

A massa da crosta deve estar consistente o suficiente para não quebrar e grudar no peixe. Com cuidado, coloque as postas, com a crosta para baixo, numa frigideira bem quente com um pouco de manteiga. Um minuto de cada lado deixará o peixe selado e com a parte interior macia.

Modo de preparo da batata como acompanhamento:

Cozinhe as batatas bolinhas com casca na água com sal. Quando estiverem “AL dente”, coloque-as numa frigideira quente com azeite. As metades com a parte plana devem estar viradas para baixo. Quando começar a dourar, mexa. Repita até fritar todas

 Harmonização:

Para acompanhar o salmão, a sommelière da Evino, Jessica Marinzeck, indica vinhos brancos e mais frutados. Já que a acidez natural destas garrafas ajuda a manter o paladar mais fresco para balancear com o salmão que é mais gorduroso

Como o vinho Los Vascos Chardonnay 2013, eleito o 3º melhor Chardonnay do Novo Mundo. De coloração amarelo palha brilhante com reflexos dourados, traz aromas intensos e elegantes de abacaxi, banana e papaia. O paladar é saboroso com traços frutados, fresco com boa estrutura e tem longo final.

____________________________________________________________________________

Marshmallow com fondue de chocolate

fonduedechocolate

Receita desenvolvida pela Cozinha Experimental  União 

CAPACIDADE DA XÍCARA: 200 ml

CAPACIDADE E TIPO DO RECIPIENTE:  refratário quadrado (21 cm x 21cm )

RENDIMENTO: 6 a 8 porções

INGREDIENTES

Marshmallow

1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor (12g)

¼ xícara (chá) de água para hidratar a gelatina (50ml)

1 e ¼ xícara (chá) de açúcar refinado  (200g)

4 colheres (sopa) de glucose de milho (80g)

5 colheres (sopa) de água (75ml)

1 pitada de sal

essência de baunilha a gosto

manteiga para untar

açúcar impalpável  para polvilhar

Calda de chocolate

3 e ½ xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado (315g)

1 e ½ lata de creme de leite com soro (450g)

2 colheres (sopa) de conhaque (30ml)

MODO DE FAZER

Marshmallow

Hidrate a gelatina na água. Reserve. Em uma panela, em fogo baixo, misture o açúcar refinado, a glucose de milho e a água até formar ponto de bala mole (120ºC) ou por cerca de 8 minutos. Em seguida, despeje a calda na batedeira em velocidade baixa e adicione a pitada de sal. Aos poucos, aumente a velocidade da batedeira e acrescente a gelatina hidratada. Quando dobrar de volume, acrescente a essência de baunilha. Deixe misturar por completo e quando estiver em ponto de merengue. desligue a batedeira. No refratário untado com manteiga e polvilhado com açúcar impalpável, despeje o marshmallow e alise para ficar uniforme. Deixe descansar de um dia para o outro. Retire da fôrma, corte em quadrados pequenos e polvilhe açúcar impalpável.

Calda de chocolate –Em um microondas ou em banho-maria, derreta o chocolate picado. Em seguida, adicione o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Por último adicione o conhaque. Coloque em uma panela para fondue e sirva em seguida, mantendo em local aquecido, acompanhado com os marshmallows.

____________________________________________________________________________

Restaurante dos Jardins celebra a amizade com desconto de 50% na data

Uma das melhores coisas da vida é estar entre amigos. Pensando nisso, o Jorge Restaurante, dos Jardins, oferece promoção especial nesta segunda-feira (20/07/15), Dia Internacional da Amizade. No almoço ou no jantar, quem vier acompanhado de um amigo ganha 50% de desconto na refeição, na escolha da sugestão do dia da chef Tatiana Cardoso. O menu fechado custa R$ 46,90 por pessoa tanto no almoço quanto no jantar. O desconto não se aplica a bebidas nem taxa de serviço.

Ótima oportunidade para rever amigos e conhecer as novidades do menu do Jorge Restaurante. O cardápio alia sabor e saúde, com ingredientes frescos, sazonais e frutas orgânicas, vindas diretamente de pequenos agricultores e produtores familiares, com certificação de entidades como o Instituto Biodinâmico. Garantia de qualidade e mais sabor. No comando da cozinha está a chef  Tatiana Cardoso, autora dos livros “Cozinha Natural Gourmet” (Ed. DBA) e “Naturalíssima” (Ed. Alaúde).

Imagem

Pera em calda de vinho do Porto, agave e baunilha em fava, servida com iogurte grego artesanal: dica de sobremesa para unir os amigos pelo paladar. Crédito das fotos: Henrique Peron.

Dividido em três tempos, as sugestões da chef, como entradas, no almoço são:  saladinha de mix de folhas verdes orgânicas, com hortelã, tomate cereja, queijo chancliche, lâminas de cebola roxa, molho de iogurte e molho balsâmico ou o creme de legumes com gengibre. Como pratos principais, picadinho de filé com arroz branco, couve mineira, ovo poché e banana grelhada; peixe do dia no forno com azeite, ervas, vinho branco, acompanhado de tubérculos assados (abóbora, mandioquinha e batata doce) com alecrim e espinafre salteado ou o filé de frango ao molho de iogurte e curry, chutney de manga, acompanhado de arroz integral com ghee (manteiga clarificada), açafrão, pimenta biquinho e erv ilha de bolinha. Para finalizar, a tentação fica a cargo da pera em calda de vinho do Porto, agave e baunilha em fava, servida com iogurte grego artesanal; sagu de chia com uva, framboesa e mirtilos ou a fruta do dia.

No jantar, a dica é o menu de inverno da chef, dividido em dois tempos. Como entrada, a sugestão é o creme de duas abóboras e laranja lima. Como pratos principais, o filé de Saint Peter com ghee (manteiga clarificada), sálvia, vinho branco e amêndoas, acompanhado de purê e espinafre salteado com cebola roxa e passas ou o tagliatelle ao pesto de manjericão e tomates.

ImagemImagem Ampliada

Jorge Restaurante, nos Jardins: menu com opções orgânicas e saudáveis.

Formada em Gastronomia e Nutrição pela Natural Gourmet Cookery School, de Nova York, e em Culinária e Saúde pela Living Light Culinary Arts Institute, na Califórnia (EUA), onde se especializou em culinária germinada e crua, a chef paulistana Tatiana Cardoso é um dos principais nomes da gastronomia saudável no Brasil. Nos hotéis da rede Etoile Hotels, nos caterings de eventos e no Jorge Restaurante, nos Jardins, implementa cardápios orgânicos com garantia de procedência. Utiliza grãos integrais, legumes, verduras, frutas frescas, sementes, óleos especiais, lácteos, ervas, castanhas, peixes e frutos do mar. “Não utilizamos produtos industrializados, químicos, açúcar branco, gorduras artificiais e adoçantes químicos. O objetivo é aliar saúde, nutrição e sabor; prazer e equilíbrio. Uma inovação na rede hoteleira em São Paulo, menu acessível a hóspedes e visitantes”, ex plica a chef Tatiana Cardoso. Data especial para unir os amigos pelo paladar.

Bom apetite! voce pode me achar no FacebooK como Lana Aun Côrtes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s