Você já teve dor nas costas? Então confira as dicas e mude seus hábitos – por Lana Côrtes

Previna dores nas costas mudando alguns hábitos do cotidiano

dor nas costas

Olá meninas e meninos, Tudo bem? Vamos mudar alguns hábitos e ter mais saúde? Acredite: A vida não vai mudar por você. Você é quem tem que mudar para a vida ficar melhor. Vamos aprender mais abaixo? beijão e Enjoy!!! Lana Côrtes.

Permanecer um longo período sentado em uma postura inadequada, carregar uma mochila pesada, andar curvado ou até mesmo dirigir de modo que a coluna não fique bem posicionada, são alguns hábitos que podem dar origem às indesejáveis dores nas costas.

Esses incômodos podem ter várias razões, porém, de acordo com o fisioterapeuta Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, diretor do Instituto Pilates, a má postura é o motivo mais comum. “O fato de permanecer pelo período de trinta minutos na mesma posição já pode causar uma tensão dos músculos que, com o passar do tempo, já pode causar as dores”, explica.

Além disso, o estilo de vida pode ser fator contribuinte para o surgimento das dores na coluna. “O tabagismo, por exemplo, pode causar a redução da circulação sanguínea nos discos que formam a coluna espinhal e, com isso, dificulta a chegada de nutrientes no local, contribuindo para a desidratação deles. Outros vilões para a coluna são o sedentarismo, sobrepeso e má alimentação”, descreve o especialista.

As dores nas costas costumam trazer diversos incômodos e, dependendo da intensidade que alcançam, podem dificultar até mesmo a realização de tarefas no dia a dia. “Evite ficar na postura flexionada para frente enquanto estiver em pé ou sentado, pois aumenta a pressão sobre os discos vertebrais. Mais uma cautela importante é evitar a rotação da coluna”, orienta Montenegro.

Prevenindo as dores

Além do cuidado com a postura, o fisioterapeuta esclarece que algumas mudanças simples no cotidiano ajudam a prevenir esses incômodos. Confira as dicas do especialista:

  1. Faça o fortalecimento da musculatura que fica ao redor da coluna, pois ela ajuda a evitar o aparecimento de lesões na região e de dores. Uma indicação é o Pilates que ajuda ainda a aumentar a mobilidade da musculatura;
  2. Evite dormir de bruços. A indicação é deitar-se de lado e contar com o auxilio de um travesseiro entre os joelhos para manter a coluna alinhada;
  3. Dê preferência à colchões que não sejam muito mole ou duro e com densidade inferior ao peso da pessoa porque não oferece a sustentação adequada a coluna. O ideal é que ele seja firme, nem rígido demais, nem mole demais;
  4. Para levantar da cama, vire o corpo para o lado e apoie no colchão com uma das mãos;
  5. Ao pegar objetos no chão, agache flexionando os joelhos, sem inclinar a coluna;
  6. No trabalho, apoie bem as costas na cadeira e deixe os pés totalmente encostados no chão. Mantenha os braços apoiados na cadeira para dar a devida sustentação do local.
  7.  Evite carregar mochilas em apenas um lado do corpo e tome cuidado com o excesso de peso.

SOBRE A FONTE

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, diretor do Instituto Pilates – Espero que você tenha aprendido muito. beijos da Lana Côrtes.

Site – www.instpilates.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s